You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.

Loading...

Março Lilás

O mês de Março marca um período de atenção especial à saúde. Nele, temos duas importantes campanhas: Março Lilás que tem como objetivo, conscientizar a população sobre a prevenção e combate ao câncer de colo uterino e, também, Março Azul Marinho que procura conscientizar e prevenir o câncer de intestino ou colorretal que é o 3º tumor maligno mais frequente entre homens e o 2º entre as mulheres. A maior incidência de casos ocorre na faixa etária entre 50 e 70 anos. Ele é tratável e curável quando detectado precocemente.
No caso do câncer de colo de útero, a principal forma de prevenção, é a vacina contra o HPV (disponível para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos), podendo prevenir 70% dos cânceres de colo do útero e 90% das verrugas genitais.
Outra forma de prevenção está relacionada ao uso de preservativos durante a relação sexual e o exame preventivo (conhecido como Papanicolau) que deve ser feito periodicamente por todas as mulheres após o início da vida sexual.
No caso do câncer colorretal,levar uma vida saudável, manter uma dieta rica em alimentos naturais com fibras, praticar atividade física regular e restringir carne vermelha, embutidos e álcool.
Em caso de suspeita ou dúvida, procure a Unidade de Saúde mais próxima da sua casa.