Nota

A Prefeitura Municipal de Baía Formosa, através da Secretaria de Saúde, tem trabalhado intensamente a vacinação contra a COVID-19 no município, tendo alcançado 85,87% de sua população adulta (acima de 18 anos) imunizada com pelo menos uma dose da vacina. A secretaria municipal de saúde, em relação a vacinação, não foi notificada de nenhum impeditivo na vacinação por parte do Estado.

Busca ativa, vacinação nos domicílios e pelo menos dois dias D de vacinação estão sendo realizados semanalmente no município e desta forma tal marca de imunização foi alcançada. Sendo assim, iniciou a busca pela permissão do Estado, que tem o Protocolo orientador ao qual também adotamos e seguimos, para avançar na faixa etária reduzindo a idade do público a ser também imunizado a partir de agora para jovens de 12 a 17 anos com comorbidade, ou pertencente a grupos prioritários como jovens aprendizes e estagiários dos serviços de saúde, educação, assistência social e da indústria.

Desta forma, conforme orientação repassada por Apoiador do COSEMS, a prefeitura iniciou a vacinação deste grupo no dia de hoje (19). Iniciando a vacinação e percebendo-se o baixo número de casos com comorbidades ou dos grupos prioritários, em relação ao quantitativo de doses disponibilizadas, a vacinação foi também estendida para esta mesma faixa etária sem comorbidades.

O município informa que a busca ativa por qualquer pessoa que tenha recusado a vacina permanece ativa, a oferta continua sempre aberta para todos os grupos que já foram trabalhando para alcançar qualquer remanescente sem vacinação e ainda que segue rigorosamente as orientações do Estado quanto ao processo de vacinação. Interpretação esta que pode ser retirada inclusive da nota divulgada pelo estado referente à vacinação deste grupo etário permitido apenas quando o município houver imunizado todos os outros grupos acima de 18 anos.

Baía Formosa, 19 de agosto de 2021.