You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.

Loading...

ALERTA DE DECRETO DE ESTADO DE EMERGÊNCIA ZOOSSANITÁRIA

NOTA GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

O Governo do Estado informa à população que foram encontradas mais de vinte aves migratórias mortas no litoral do Rio Grande do Norte esta semana. Devido ao decreto de estado de emergência zoossanitária, emitido nesta segunda-feira (22) pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, em função da detecção da infecção pelo vírus da influeza aviária H5N1 de alta patogenicidade (IAAP) em aves silvestres no Brasil, foram recolhidas e enviadas amostras para análise do Laboratório Federal de Defesa Agropecuária-LFDA/SDA.

Não há confirmação de contato de seres humanos com as aves encontradas no litoral. As autoridades sanitárias também não registram ocorrência de casos suspeito ou confirmado de gripe aviária. Os órgãos responsáveis seguem acompanhando a situação, com as devidas ações de vigilância e rastreio.

As autoridades pedem que as pessoas que eventualmente tiveram contato com aves encontradas mortas ou doentes em área litorânea coloquem-se automaticamente em isolamento por dez dias e contatem um serviço de saúde da sua região.

*O Governo do Estado também indica essas recomendações*:
Não tocar, recolher, resgatar ou receber aves mortas ou doentes em área litorânea;

Caso encontre alguma ave nestas condições: doentes (cambaleantes) ou mortas, *ligar para 190* ou passar as informações para o email protocoloidiarn@gmail.com

Cuidado com fontes de informações não confiáveis. Em caso de qualquer dúvida, consultar canais e perfis oficiais para checar a informação

Repasse essa informação aos frequentadores de praias, funcionários de hotéis, pescadores, moradores e demais envolvidos.