Programa Curativo Domiciliar Publicada em 07/11/2019

A Prefeitura Municipal de Baía Formosa lançou no dia 13/03/2019 o Programa Curativo Domiciliar, que visa visitar pacientes que apresentam lesões cutâneas (úlceras) de perna em fase aguda ou crônica.

A iniciativa, inédita na rede pública do município, contemplou desde sua criação 68 pacientes que já se tratavam na unidade e que sofriam com as consequências da doença, cerca de 3.000 curativos por ano deveram ser feitos através do programa.

"A maioria dos pacientes são com problemas de úlceras varicosas e feridas diabéticas, começamos o tratamento fazendo uma cultura da secreção da ferida e quando o resultado chega, o médico do Programa da Saúde Familiar - PSF é notificado por mim e pelo agente de saúde e vai na residência para avaliar o paciente" destacou a Técnica de Enfermagem responsável.

Para selecionar os pacientes que serão atendidos pelo Programa Curativo Domiciliar, foram levadas em conta a dificuldade do acesso do paciente a Unidade de Urgência Médica, UBS ou PSF e a gravidade das lesões.

Vale ressaltar o empenho da profissional que faz esse trabalho que muitas vezes vai além do que é proposto para fazer, realizando cuidados com amor e carinho, trazendo reconhecimento e sucesso com o trabalho feito.

Na Gestão Participativa a Saúde é em dia e em primeiro lugar!

Fotos autorizadas.

Confira as Fotos